domingo, 28 de abril de 2013

CELULAR, uma droga?

A primeira década do Século XXI transcorreu repleta de inovações tecnológicas e desavenças ocasionadas pelo uso indiscriminado de uma dessas criações. O que pode ser considerado a criação de todos os tempos, o celular, criado no século passado, parece mais um efeito anabolizante, onde usuários viajam na maionese, ficando alheio de tudo que acontece a seu redor, ainda o mesmo tem propiciado uma imensa dor de cabeça aos educadores e um mal estar no ambiente escolar.
Um pequeno objeto de variadas formas e modelos, porém de uma grande importância na vida de alguns quando bem usado, no entanto, este objeto tem ocasionado uma séria discussão entre pais e professores, será que é mais uma droga lícita no mercado? pois, se tornou aparentemente um grande vicio na sociedade. Os pais apontam as necessidades de controlarem seus filhos no que se refere à segurança fora do ambiente familiar, seus lares, puro engano, quando a educação vem de casa é possível entender neste contexto, mas, quando isso não acontece, torna-se uma arma nas mãos dos adolescentes e até mesmo das crianças, os mesmos passam a usa-la de maneira incoerente em determinados lugares e a sala de aula é um dos lugares que está sendo afetada. O pior, é, que além disso, os responsáveis por esses alunos defendem a necessidade do uso dos aparelhos, em todo o momento, no caso de necessitarem de uma rápida localização dos seus filhos para se assegurarem do bem estar destes, tendo em vista a falta de segurança, e, em muitos lugares a crescente onda de supostos sequestros relâmpagos envolvendo familiares.
Por outro lado, os professores afirmam que o uso de celular em sala de aula, além de promover a falta de atenção nos usuários, ocasiona, também, distração nos demais alunos, quando estes tocam alto durante as aulas, se dispersão através de envios de supostas mensagens, ainda, outro fato não menos importante é que muitas das vezes os alunos nãoestão apenas falando ao telefone, mas também utilizando o aparelho celular como jogo ou acessando páginas de comunidades na internet, como “facebook” e outros. Entretanto, o que se deveria fazer em uma sala de aula? aprender, está ficando em segundo plano, o que ocasionará, em um futuro bem próximo, graves consequências no aprendizado desses alunos.
Portanto, não se trata apenas da proibição do uso dos celulares nas salas de aulas, mas sim o uso indiscriminado deles durante o aprendizado. O que poderia ser feito para amenizar este conflito? vejo a necessidade de ensinar aos alunos a importância do uso consciente do aparelho e, principalmente, o respeito que se deve ter para com os professores e colegas durante o período das atividades internas da escola, senhores pais abracem essa causa, escola e família devem caminhar juntos em busca de uma aprendizagem de qualidade para a formação acadêmica do educando.

14 comentários:

  1. Belo artigo, isso mostra o quanto é desafiador para o professor lhe dar até com um simples aparelho dentro da sala de aula, por isso o professor tem que ser um acima de tudo um grande profissional.

    ResponderExcluir
  2. venho acompanhando seus artigos, muito bom, o celular realmente é uma droga em sala de aula, professores vão ter que montar uma plano de trabalho e envolver de uma foram ou de outra, como não sei, parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto mostra realmente o q os professores passam em sala de aula,o q e muito dificiu de combater pois esta ficando cada vez mais viciante,e c torna as vezes pior q droga d verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu bianca pela participação, mas fica fácil mudar essa realidade quando encontramos alunos igual a vc em sala de aula, continue sempre assim, dedicada e esforçada aos estudos, parabéns.

      Excluir
  4. viviane oliveira 1ano"b"30 de abril de 2013 às 12:23

    isso è uma pura verdade o celular esta se tornando um vicio entre todos e prejudicando principalmente a educaçao de quem o esta usando quanto de quem esta tentando se concentrar na aula por isso os pais devem se concientizar e ensinar aos seus filhos como o ultilizar corretamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, como todo vicio pode ter fim, claro quando o viciado quer, é só saber dividir horário de aula é um espaço de inteira concentração é onde a aprendizagem está fértil, valeu pela participação.

      Excluir
  5. Professor revoltado2 de maio de 2013 às 08:02

    É Professor, nossa vida não é fácil, é melhor ser político e corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, não concordo com seu ponto de vista, portanto, vejo que está em nossas mãos a verdadeira arma " a formação desses educandos" somos formadores de opinião, vamos exercer nosso verdadeiro papel.

      Excluir
  6. Muito bom o artigo parabéns, hoje no bem está da globo o tema era o celular, infelizmente as pessoas estão ficando sem noção.

    ResponderExcluir
  7. essa questão do celular realmente tem gerado muita discurssão entre professores e alunos;parece que esses alunos que usam celular na escola ainda não entenderam que sala de aula não é lugar para isso;mas eles sabem, a questão é que eles não respeitam os professores e nem os colegas que ao contrário deles,querem aprender alguma coisa na escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luizvieirasic@hotmail.com12 de maio de 2013 às 10:46

      valeu garoto, belo comentário, vc é um potencial em sala de aula, continue assim

      Excluir
  8. Professor posta um sobre a copa do mundo, parabens, é pura realidade as pessoas estão alienadas a um simples objeto e estão esquecendo a sua propria identidade, é chato falar com alguem usando um celular, estou aguardando o artigo, vc é diferente em canapi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jakson sempre eu puder estarei postando artigo, boa ideia...

      Excluir
  9. Manoel Prof/ santana28 de junho de 2013 às 02:21

    Prof: belo artigo, hoje vivenciamos, e é um grande desafio trabalhar com esse novo sistema, é tudo novo e o adolescente não sabe administrar cabe aos pais e a escola nortear os mesmos.

    ResponderExcluir