domingo, 7 de abril de 2013

Cultura Alagoana, uma Triste Realidade




Você conhece a Cultura de sua Região, Bairro, Cidade ou seu Estado? E o que seu município tem contribuído para a cultura do seu Estado?

Delimitando este tema, falando de Alagoas, segundo as pesquisas, é o estado com o maior número de folguedos e danças do mundo, ou seja, são 27 tipos de variedades de manifestações folclóricas, a maioria vinda do continente europeu, misturando-se também com as manifestações de origem africana e indígena, resultando-se então, em novas formas, cores e rítimos, essas manifestações podem serem apreciadas em casas especializadas ou mesmo no seu bairro nas ruas e praças.

 É uma Triste Realidade, a cultura alagoana tão rica, mas tão menosprezada, recheada de inúmeras variações culturais, apesar disso, o alagoano aprendeu ao longo de décadas a dar valor à cultura e arte do "outro", a apreciar desmedidamente a música pobre custeada por gravadoras que financiam sua difusão maciça nos meios de comunicações, e, o pior é que "inúmeros dos alagoanos" desconhece sua própria cultura.  Por essa razão, é preciso fazer com que o alagoano conheça as diversas manifestações culturais, nas escolas, na sua região, portando, valorize-as e vá além, faça cultura em sua terra, desta forma, pergunto: o que fazer e por onde começar?

Você que conhece a cultura de sua região transmita-a para seus descendentes, ajude a resgatar sua própria identidade. 

"Alagoanos vamos conhecer e resgatar nossa próprias identidade". 

7 comentários:

  1. gostei, vou procurar o que existe de cultura na minha região.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabéns Luiz pela escolha do tema abordado e pela maneira precisa que expressas sua opinião

    ResponderExcluir
  3. é triste ver todos esses jovens se perdendo e se poluindo com músicas inadequadas, é leco leco e nada de cultura, parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Quero aqui fazer uma observação, como é que remove um profissional deste da ananete? nós aqui da forquilha se ferramos, canapi é quem ganhou, aqui agora só tem um monte de analfabetos ensinado, boa sorte luiz, triste por forquilha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem momentos em nossas vidas que é necessário uma mudança, as vezes forçada, mas, quando acontecer isto é não parar é sempre dando sua contribuição esteja aonde você esteja é só querer.

      Excluir
  5. É INFELIZMENTE A GENTE SÓ DAR VALOR A UM BOM PROFICIONAL QUANDO SE PERDE ELE

    ResponderExcluir
  6. Janathan/ barra St Antonio28 de junho de 2013 às 02:17

    Mais uma vez nosso estado mostra por que tem o maior número de manifestações culturais, nesse são joão, foi o Estado que mostrou o maior numero de quadrilhas juninas.

    ResponderExcluir