O grande problema da educação, é que caso algum mandatário tente fazer investimentos, o retorno só acontece em longo prazo e eles precisam de resultados nas próximas eleições, então negligenciam a educação para investirem em obras que darão visibilidade imediata, ou quando fazem um projeto para a educação, é algo mirabolante, que enche os olhos, mas não dá resultado.
O programa do livro didático pro
ensino médio é um exemplo disto, se o presidente tivesse gasto todo o
dinheiro que gastou neste projeto em pavimentação de estradas, talvez
tivesse ganhado a eleição mais facilmente, e pior quem vai colher os
frutos, caso o programa seja bem sucedido será o seu sucessor.
Menos de 10% dos professores das
zonas rurais, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, têm
formação superior, contra 38% da área urbana. Os piores índices estão
nas zonas Norte e Nordeste do Brasil.
Outra situação que requer definição
da política pública é a remuneração do salário dos professores. Os dados
do IBGE, citados pelo estudo, dizem que, considerando profissões com
nível de formação equivalente, o magistério é aquela que oferece os
piores salários. Um professor que atua no nível médio ganha, em média,
quase a metade da remuneração de um policial civil e um quarto do que
ganha um delegado de polícia.
Faltam bibliotecas, laboratórios de
ciência e de informática em grande parte das escolas da rede pública da
educação básica. Metade dos professores leciona em escolas sem
bibliotecas, quatro em cada cinco atuam em escolas sem laboratório de
ciências, e três em cada quatro professores estão em escolas que não
possuem laboratório de informática. A ausência de recursos didáticos é
diferente entre as regiões, e isso dificulta o aprendizado, e ai
acontece a decadência da escolaridade, e vem daí o que dizem que escola
pública não presta.
Os problemas na educação brasileira,
também vêm da política feita, pois a professores que nem se quer, tem
curso ou base, para dar aulas, e poucos na maioria estão dando aulas sem
si quer ter um curso superior para dar uma aula boa.
Outro problema vem também da carga
horária dos professores, pois o professor ganha um salário pequeno, tem
que fazer mais turnos para ter um salário para alimentar sua família
assim tendo que fazer mais turnos, seus alunos aumentos, corrigir
trabalhos para um professor que tem mais de um turno é um saco, assim
tendo menos tempo para criar, projetar, aulas melhores e dinâmicas, os
professores na maior vez, da aquela aula chata, de dar sono, assim o
rendimento da sua aula é pequena.
Também em algumas das vezes o
problema não vem somente dos recursos e dos professores, também vem do
interesse dos alunos em aprender. Não adianta quase nada um aluno vir
para escola não prestar atenção nas aulas e ainda incomodar, ou levar
para um mau caminho, seu colega. Situações como está resta poucas
providencias a serem tomada pelos professores.
A partir das informações dadas aqui, relata, o que dizem ser o problemas na educação do Brasil.
Texto extraido do site: colaweb.com
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