sábado, 23 de março de 2013

A escola de hoje, poderá ser a escola de amanhã.

 OLHAR

A Escola do Amanhã é um sonho de pais, alunos, diretores, coordenadores e comunidade, para que isso aconteça é necessário o envolvimento de todos os seguimentos, com isso, exigirá uma metodologia de ensino mais dinâmica, visando atingir os interesses dos alunos e facilitar a aprendizagem – já que são crianças e adolescentes com marcas de grandes dificuldades dentro da sociedade, no entanto, estes fatores tornam-se prejudiciais no ensino  aprendizagem.
 
Ser professor(a) de uma Escola hoje poderá ser um grande transformador basta ter empenho e compromisso, é fazer sua parte em busca da escola do Amanhã, e isso é um grande “desafio”, tudo se transforma neste ambiente, o mesmo, deve também modificar o seu modo de pensar e de agir e a sua metodologia de ensino. Enfim, muda o seu olhar que passa a estar sempre voltado para o desenvolvimento integral do aluno. Nesta escola, o(a) professor(a) reflete sobre sua prática e busca um aperfeiçoamento através da formação continuada e dos debates promovidos durante os Centros de Estudos.

O(a) professor(a) desta escola observará, investigará e conhecerá o seu aluno para que possa, ao lado dele, trilhar o mesmo caminho, e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, levando em consideração tudo o que este aluno traz. É aquele(a) que sofre e chora com o fracasso ou ri com sucesso de seu aluno, tanto em sua vida escolar quanto em sua vida pessoal. É o amigo de todos os momentos que resgata a autoestima e a confiança, mostrando o quanto ele é capaz de aprender.

Ser professor(a) de uma Escola do Amanhã é vencer todos os obstáculos, encarar todos os desafios, é estar certa(o) de que pode fazer a diferença, oferecendo oportunidades e buscando estratégias para que a aprendizagem significativa aconteça. É trazer este aluno, tão sofrido, para participar e modificar o mundo. É acreditar que a Educação vale à pena, pois transforma o mundo e, principalmente, as pessoas.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo eterno diretor da Ananete.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo, aqui na furquilha fez um belo papel, sei que fará o mesmo em canapi, vc sempre será lembrado por todos aqueles que passaram em sua administração, boa sorte, esperamos seu retorno a ananete precisa de suas ideias.

    ResponderExcluir