segunda-feira, 1 de abril de 2013

EDUCAÇÃO, UM DESAFIO...



Quem não se lembra dos eternos educadores, "Pais e Professores", nossos queridos e respeitados professores, quem não lembra como era a educação em nossas casas, o respeito que era exigido por nossos pais, e a obediência era plena; em nossas casas, quando nossos pais estavam conversando com alguém, já mais o filho interrompia, na escola tinhamos que nos levantar-mos todas as vezes que a professora entrava na sala, quando recebiamos visitas, muitas vezes eramos brindados por grandes notas que se tirava nas atividades propostas, estudar era um sonho a ser alcançado um objetivo de vida, as colações de graus e os bailes de formatura era um momento esplenderoso para os concluintes era algo inesquecível, quem não sente saudades de seus eternos educadores! muitos já se foram, outros se aposentaram, era um jeito de fazer educação com respeito.

Os tempos passam, e o que encontramos  atualmente, são familias desestruturadas, onde pais não conseguem educar seus filhos, com isso, os mesmos entram em um mundo de desordens, e, aprendem um jeito complicado de sobrevivência, todo esse contraste vai parar nas escolas, se o aluno não é educado em casa a "escola tem por obrigação educalo", imagine o que o professor tem que passar no seu cotidiano escolar para ter que conquistar e mudar o pensamento deste aluno em sala de aula. O professor não é mais respeitado, perdeu sua identidade, ao chegar na sala é recebido como um estranho qualquer, muitas vezes não consegue executar seu plano de aula, portanto,  se desmorona fisicamente, emocionalmente, rouco sem palavra...

É desafiador a função do educador nos dias atuais, é se preparar e não ter a certeza que irá alcançar seus objetivos diante de uma determinada turma, mas, acima de tudo deve ser um grande otimista, é que ainda encontramos alunos que tem um pensamento voltado a uma construção de vida digna no intuito de se tornar cidadãos e cidadãs, no entanto, é por esses que devemos continuar-mos buscando meios para que esses educandos sejam multiplicadores e que possam desfrutarem e terem  uma aprendizagem de qualidade.

4 comentários:

  1. Parabéns Luiz! As escolas precisam de professores assim como vc aberto para o novo e com vontade de transformar nossos filhos em verdadeiros cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto relata a mais pura e limpa realidade das escolas , hoje os alunos so querem saber de zuaçao!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcio esse texto é maravilhoso, por vc não volta ele para primeira página do seu blog? esse deve de vez em quando sendo relembrado, parabnes prof Luiz, acho que em canapi chegou um colunista de verdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que ele vai para a página principal. Aguarde!

      Excluir